Saiba mais sobre a cárie: uma das doenças mais comuns no mundo
- cavalherodontologia
- 29 de ago. de 2019
- 1 min de leitura

Um estudo publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que a cárie dental é a segunda doença mais comum em todo o mundo, perdendo apenas para o resfriado.
Entre os fatores de risco mais associados às cáries dentárias e doenças orais estão como uma dieta pouco saudável, o tabagismo, o abuso do álcool e uma má higiene oral. Pouca gente sabe, mas a cárie dentária é uma doença infecto-contagiosa. Ela é causada pela bactéria Streptococcus Mutans, que adere aos dentes e se "alimenta" das partículas que sobraram da última refeição.
Quando não tratada, ela avança e pode causar sintomas mais graves, como dor com estímulos quentes e até mesmo pontadas espontâneas podendo evoluir até a perda dental. O tratamento deve ser avaliado individualmente, pois depende da quantidade de estrutura dentária que foi perdida. Basicamente, ele consiste na remoção do tecido cariado e na restauração do dente para restabelecer sua forma e função.
A melhor prevenção é a higienização adequada. Escovar os dentes após cada refeição e usar o fio dental diariamente, evitar o consumo de açúcar e ingerir bastante água para aumentar a salivação. As visitas ao dentista devem ocorrer a cada 6 meses para que qualquer problema de cárie dental seja diagnosticado no início.
























Comentários