top of page

5 Indicativos que seu filho precisa de aparelho de dentes

  • Cavalher Odontologia
  • 23 de mai. de 2018
  • 3 min de leitura

Preocupar-se com seu filho faz parte do trabalho de ser pai ou mãe. Isso inclui cuidar da preparação psicológica dele para a vida, cuidar para que tenha uma alimentação saudável, segurança, educação e saúde, inclusive a bucal.

Nessa área, atente-se para saber se o seu filho precisa de aparelho de dentes.

A causa mais comum e aparente da necessidade de aparelho odontológico é, claro, ver que os dentes do seu filho estão crescendo tortos ou encavalados. Mas existem outras situações que pode ser necessário o uso de aparelho dentário.

Por isso, separamos 5 possíveis indicativos de que seu filho pode precisar fazer tratamento odontológico com aparelho de dentes. Confira!

1. Problemas de mordida

Existem diversos problemas de mordidas e a maioria deles pode ser corrigida pelo uso de aparelho dentário. Os problemas de mordida acarretam efeitos como possível falta de apetite, dores maxilares ou desgaste acentuado dos dentes. Podemos listar como principais mordidas problemáticas: profunda, aberta, cruzada, anterior, cruzada posterior e de topo a topo.

Elas se caracterizam por mostrarem desalinho entre os dentes na hora de morder, dificuldades na mastigação, na fala, na respiração ou dores.

Tenha atenção ao seu filho durante as refeições e pergunte se ele sente algo estranho quando morde.

Em caso de suspeita de problemas de mordida, procure um especialista que poderá guiar no melhor tratamento!

2. Espaço entre os dentes

É muito comum que crianças e adolescentes, durante o crescimento, apresentem diastema, ou seja, dentes afastados com espaços vazios. Isso costuma acontecer por conta de extração de dentes, dentes que não cresceram ou quando o espaço da arcada acaba sendo maior que a quantidade de dentes.

Esse é um problema comum e facilmente identificável. Um especialista poderá, é claro, indicar a melhor forma de tratar a questão.

3. Dores na mandíbula ou bruxismo

Outro problema muito comum em crianças e adolescentes é o bruxismo, ou seja, a fricção ou pressão entre os dentes superiores e inferiores, principalmente durante o sono. O bruxismo causa dores de cabeça e desgaste nos dentes, para citar duas de suas consequências.

Dor na mandíbula também é sintoma comum de uma mordida errada ou início de bruxismo. Caso seu filho comece a apresentar esse quadro, pode ser o caso dele precisar de aparelho de dentes.

4. Desvio da linha mediana

O desvio da linha mediana é, quase sempre, mais um problema estético que funcional, mas ainda assim pode demonstrar a necessidade de aparelho dentário para o realinhamento.

Esse problema se caracteriza pelo desvio da linha vertical entre os incisivos da arcada superior e inferior.

Em outras palavras, traçando uma linha imaginária vertical no centro da arcada, ambos os lados devem estar alinhados, ou então se trata de um desvio da linha mediana.

5. Dentes grandes

É comum, especialmente entre crianças e adolescentes, o crescimento exagerado dos dentes dianteiros superiores. Facilmente identificável, esse problema bucal não tem maiores repercussões funcionais, mas costuma atingir algo muito mais profundo: a autoestima do seu filho.

Isso porque dentes grandes comprometem a estética do sorriso e podem levar a inibição da criança. Logo, é uma questão que exige especial cuidado.

Além disso, é preciso sempre var seu filho para visitas regulares ao dentista, que pode identificar outras situações em que o uso de aparelho de dentes, ou outros tratamentos, seja recomendável.

Está notando algo anormal na saúde bucal de seu filho?

Então fale nos comentários abaixo!

 
 
 

Comentários


Destaques

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

Resp. Técnico: Dra. Ana Paula Abreu CRODF: 7334

bottom of page